Criador Pastor Alemão PT | vom Tal der Rosen
  • Home
  • Os cães
    • Fêmeas
    • Machos
  • Ninhadas
  • Quem somos
  • Galeria
  • Contactos
Mais sobre a raça

Estalão do Pastor Alemão

O que é um "estalão"?

Um estalão é um conjunto de orientações com o intuito de definir qualidades e características específicas de uma raça, neste caso o cão de pastor alemão, em relação à sua aparência, movimento e temperamento. Estes documentos são tipicamente escritos pelos clubes da raça (Schäferhund Verein - SV, no caso do pastor alemão) e/ou pela FCI. 
O estalão do pastor alemão tenta descrever, por palavras, a aparência, movimento e temperamento desta raça, tentando desenhar uma imagem na cabeça do leitor de como um exemplar pastor alemão ideal deverá ser. O estalão não inclui apenas aspectos positivos e desejáveis, mas também as chamadas "faltas" em diversos níveis de gravidade. No estalão não encontrará requisitos de testes de despitstes genéticos, mas poderá saber mais sobre os recomendados para o pastor alemão na nossa página de saúde.
O estalão do pastor alemão serve como base de julgamento para as exposições de morfologia da raça.

Estalão do Cão de Pastor Alemão

I - Aspecto Geral

O cão de pastor alemão tem uma corpulência acima da média. É bastante comprido, forte e bem musculado. O seu carácter é vivaz e nada escapa à sua atenção e sentidos muito desenvolvidos.
A sua altura ao garrote é de de 55-60cm para as fêmeas e 60-65cm para os machos pastores alemães; deve ser medida com um cinómetro como sendo a altura do esqueleto, com o pêlo assente e seguindo uma linha vertical do garrote ao solo, passando ao longo do codilho.
As suas qualidades naturais e o seu temperamento, fidelidade, incorruptibilidade e valentia fazem do cão de pastor alemão um companheiro e um guarda de topo. É necessário continuar a proteger o belo aspecto desta raça, mas a sua aptidão para o trabalho não deve por isso ser diminuida.

II - Cabeça

Forte, nobre. Deve estar em proporção com a corpulência do cão, sem ser grosseira, seca de aspecto geral, bastante larga entre as orelhas. Vista de frente e de lado, a fronte não deve ser senão ligeiramente abaulada, com o sulco médio muito pouco ou nada pronunciado. As arcadas zigomáticas ligeiramente arredondadas sem serem proeminentes. A linha superior do crâneo desce das orelhas à ponta do nariz de forma insensível. Sem chanfradura nasal (ou stop) demasiado pronunciada, mas sempre presente, terminando no focinho seco e em ponta, em forma de cunha.
O focinho é forte, os lábios tensos e secos, cerrando-se bem. O chanfro está quase no prolongamento da linha da fronte; maxilas muito fortes, com os incisivos opondo-se em tesoura, sem prognatismo inferior ou superior.
As orelhas são de tamanho médio, largas na base e inseridas alto. Devem ser postas direitas e dirigidas para a frente com pontas muito agudas. Existem, às vezes, as orelhas dobradas como no collie, mas a orelha direita é sempre de preferir. Os cachorros pastores alemães normalmente não levantam as orelhas até entre os 4 e 6 meses, por vezes até mais tarde.
Os olhos são de grandeza média, de cor escura, em forma de amêndoa, colocados oblicuamente e não devem ser salientes. Devem ter uma expressão viva e inteligente, mas desconfiada e atenta na presença de um estranho.

III - Pescoço

Deve ser forte, com músculos bem desenvolvidos, de comprimento médio, sem apresentar barbela. O cão coloca-o direito quando excitado ou horizontalmente fora disto.

IV - Tronco

O peito deve ser profundo mas não largo. As costelas nem chatas nem em forma de túnel. O ventre moderadamente arregaçado. O dorso quase direito e bem desenvolvido, não muito comprido entre o garrote e a garupa. O comprimento não deve ser superior à altura da espádua. Os cães curtos (quadrados) ou com membros altos devem ser afastados. O cão de pastor alemão não deve ter andamentos bruscos: a suavidade necessária no cão de pastoreio obtém-se pela força e boa angulação do terço posterior. O lombo deve ser largo e sólido, a garupa comprida e ligeiramente descaída.

Em construção


1º Encontro de família vom Tal der Rosen - 5 de Junho de 2016

Poucas coisas alegram mais um criador de pastores alemães do que ver os seus cachorros pastores alemães já mais crescidos a brincar todos juntos. Foi isto que aconteceu em Junho de 2016, com o primeiro grande encontro oficial de família e amigos da nossa criação vom Tal der Rosen. Num início de tarde bem passado marcaram presença vários dos nossos "cachorros" pastores alemães, nomeadamente o Cacau, Chili, Cornetto, Chanel, Clue e a Brisa, além de dois amigos da Brisa (o Ryu de Vall du Paço e o Duque).
Os pastores alemães e respectivos donos divertiram-se com o convívio e a brincadeira e nós não podíamos deixar de capturar toda esta energia em algumas fotos.

Fotos dos Cachorros

Criámos este "slideshow" para vos deixar mais algumas imagens dos nossos cachorros pastores alemães que não tiveram espaço noutras páginas do site. Neste momento estão aqui fotos das ninhadas A, B e C, e tentaremos adicionar sempre algumas com o passar de cada ninhada. Veja então aqui mais algumas fotos dos cachorros das nossas ninhadas

Vídeos

Ninhada B - 3 semanas

Ninhada B - 6 semanas

Pastoralemao.pt >
Mais >
Estalão
Criador de pastores alemães
vom Tal der Rosen - Criação do cão de Pastor Alemão em Lisboa, Portugal
Se pretender comprar um dos nossos cachorros pastor alemão, por favor contacte-nos. Consulte a página de Ninhadas para ver os pastores alemães disponíveis e os cachorros das ninhadas passadas.

João - 961228937
pastoralemao.pt@gmail.com

  • Home
  • Os cães
    • Fêmeas
    • Machos
  • Ninhadas
  • Quem somos
  • Galeria
  • Contactos